RSS

Aprenda a costurar a barra da calça sem precisar de ajuda

Publicado em

Esse post é para quem, como eu, vê na arte de costurar um hobby tão prazeroso que não consegue se distanciar dele. Uma boa forma de exercitar é com pequenos ajustes ou arrumações de peças. Foi então que dando um jeito nas barras de minhas calças novas que resolvi fazer esse post, ensinando aqueles e aquelas que têm interesse em se aventurar na hora de fazer as próprias barras. Eu aprendi uma técnica super simples que dispensa a ajuda de outras pessoas na hora de medir e marcar a peça. Como? É o que você vai ver a seguir!

Para fazer a barra você vai precisar de: a calça nova, uma calça sua já com a barra feita no seu tamanho, alfinetes, agulha e linha (da cor da calça ou contrastante). O primeiro passo é colocar as duas calças no avesso. Em seguida estique-as numa plataforma plana, como uma mesa. Depois ajuste a calça nova em cima da calça antiga, alinhando pelo gancho (para quem não sabe, o gancho é a parte da calça que junta as duas pernas, logo abaixo do ziper. Tenha cuidado para que nenhuma das pernas fique dobrada ou com pano por baixo, isso pode fazer uma grande diferença. Em seguida dobre a barra da calça nova e ajuste para o tamanho da antiga, prenda com os alfinetes.

Em seguida, tire a calça do avesso e prove com cuidado para não se machucar com os alfinetes. Essa é a hora de tirar a prova e ver se a medida está correta. Se tiver errado ainda dá para ajustar. O ideal é que a calça fique pelo menos um centímetro mais curta do que o seu pé já com o sapato, então prove com um sapato no pé. Evite deixar a barra rente ao chão porque isso faz com que ela fique suja e se desgaste facilmente. Se você usa muito salto alto, faça a medida para esse tipo e calçado. Eu prefiro sandálias e tênis, portanto faço a medida de acordo com esse uso.

Depois de medida e ajustada, é hora do corte e da costura. Corte a barra restante deixando mais ou menos três dedos para a costura. Se sua calça for de um tecido muito duro, tipo jeans ou sarja, o ideal é usar a máquina de costura. Se for uma calça de linho ou de outros tecidos mais molinhos, dá até pra fazer na mão (só que é muito mais demorado). Costure colocando uma parte do tecido para dentro para evitar que desfie depois e fazer um acabamento melhor. Na máquina é rapidinho. Na mão basta fazer pontos pequeninos. E depois o resultado é usar e abusar da calça. Aqui abaixo eu mostro o resultado de duas que fiz: uma em jeans na máquina e outra em linho na mão. E aí, será que ajudei a inspirar? Tomara que sim!

About these ads

Sobre agdaaquino

Jornalista, modista, professorista e bloguista.

»

  1. carlos henrique

    valeu pela aula, eu estava com dúvida e mesmo casado, tenho que eu fazer esta parte… grande abraço e obrigado…

    Resposta
  2. jogo no seu time, odoro minhas costuras, não vivo sem elas…..parabéns pelas explicações……grala

    Resposta
  3. desde pequena convivo com o mundo da costura.minha mae era costureira,aprendi a costurar vendo-a trabalhar. É´na minha maquin de costura que passo os meus momentos mágicos,naõ tem coisa mais gostosa que admirar uma peça que acabamos de fazer,me sintocomo se fosse fada….adoro quando minha sala esta cheia de lagora estou planejando fazer inhas ,panos ,alfinetes e etc…. eta mundo gostoso viva nossas costuras……um abraço………

    Resposta
  4. fatima castro

    Adorei a dica obrigado bjsss:-)

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 81 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: