Assinatura RSS

Trajes esporte, esporte fino, passeio, passeio completo, social e black tie – qual a diferença?

Publicado em

Eis que você recebe um convite para uma festa, fica feliz, mas quase sempre rola aquela dúvida sobre que tipo de roupa usar. Muitas vezes o convite já dá a dica: esporte, esporte fino, passeio, social, black tie, a rigor e por aí vai. Mas você sabe o que tudo isso significa? Que peças específicas se encaixam em cada um desses perfis? Se o seu caso é de dúvida, então esse post pode te ajudar a destrinchar esses códigos sociais.

O traje esporte é o mais simples e informal de todos. É muito usado para eventos diurnos ou ao ar livre. Mas não confunda informal com desarrumado, afinal de contas estamos falando de festas. Para os homens, uma calça jeans ou de brim com uma camisa de tecido de manga curta ou pólo funcionam muito bem. Não há necessidade de gravata ou paletó. Nos pés um sapatênis resolve a situação. Para as mulheres cabem calças de tecido, vestidos na altura do joelho, de tecidos leves ou floridos, saias e camisas. As bolsas podem ser as do dia-a-dia mesmo, médias ou grandes. O cuidado principal é não cair na tentação de usar muitas jóias ou brilhos, isso não combina com traje esporte. Um saltinho baixo e uma maquiagem simples completam o visual.

Se a festa pede traje esporte fino ou passeio, isso significa que é uma roupa no nível intermediário de arrumação, usado muitas vezes em eventos que possuem importância só que o astral vai ser descontraído. Para os homens a pedida é uma calça social com uma camisa de tecido e de botão e um blazer por cima. Um jeans mais arrumado também pode caber no look. Para os pés já não dá mais o sapatênis, é melhor um sapato social mais confortável. Ainda não precisa colocar gravata. Já as mulheres têm que ficar de olho no horário da festa. Se ela for durante o dia, até umas 18h, o figurino vai bem com túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia. Para a noite, o recomendável é o tão famoso “pretinho básico” ou vestidos em tecidos mais nobres. Os vestidos podem ir até os joelhos (longuete). Brilhos devem ser usados com moderação.

Para um traje passeio completo ou social, as moças podem tirar aqueles vestidos longos do armário e os rapazes arrumarem uma bela gravata. É um estilo mais sério, usado em ocasiões formais. O figurino dos homens não tem mistério: terno e gravata. Escuros, claros, risca de giz ou xadrez (para os mais estilosos) e belos sapatos sociais. Se você não sabe como dar o nó na gravata, dá uma olhadinha nesse post aqui. Para as mulheres o que reina são os vestidos longos (ou longuetes para eventos durante o dia), com tecidos nobres. Decotes, fendas e transparências começam a aparecer mais. As jóias também ganham mais espaço. Os cabelos e a maquiagem são mais trabalhados.

Já se o convite diz que a festa vai ser de gala, black tie ou traje a rigor, se prepare para uma noite de muito glamour. Os homens devem vestir impreterivelmente o Smoking. O ideal é usar a cor preta com gravata borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz. Para as damas a noite é para fazer sucesso. Vestidos longos, com bainha abaixo do tornozelo (talvez até uma discreta cauda). Decotes, aberturas, transparências e brilhos podem ser usados. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Jóias, estolas e echarpes aqui têm seu lugar. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prender. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita. É mais ou menos como se você fosse desfilar no tapete vermelho da festa do Oscar.

Mas se no convite não houver nenhuma indicação do traje da festa, fique atento à detalhes como horário (festas diurnas pedem roupas mais informais do que as noturnas), local (lugares abertos, ao ar livre, também pedem figurinos menos formais do que ambientes fechados) e o perfil dos anfitriões (que pode lhe dizer muita coisa sobre a forma como eles estarão vestidos). No mais é relaxar, se divertir e aproveitar a festa para conversar com os amigos e desejar tudo de bom para quem a está promovendo. Cuidado apenas com os exageros, tanto no figurino quanto no comportamento. Eles não são nada elegantes.

About these ads

Sobre agdaaquino

Jornalista, modista, professorista e bloguista.

»

  1. Bianca Batista

    Parabéns pelo conteúdo!!!
    Att,
    Bianca Batista

    Resposta
  2. Foi mt bom! Ótimo,valeu…Muito me ajudou para atender ao convite que recebí. Att.MG

    Resposta
  3. ari Afonso

    se pode usar camisa de manga curta com terno?

    Resposta
  4. legal!
    me ajudou muito!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 82 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: